domingo, 8 de dezembro de 2019

Caça ilegal

A caça é praticada a muito tempo pelo homem e mesmo atualmente é possível encontrar povos que sobrevivem através dela. A cala ilegal é praticada mesmo com leis de proteção aos animais e isso vem fazendo com que a lista de animais em extinção aumente a cada dia.

Os animais pertencentes a fauna brasileira ficaram muito tempo desprotegidos e somente no ano de 1934 foi feito um Código de Caça e Pesca, mas mesmo com esse código a caça ilegal não acabou, pois ele não protegia os animais silvestres que somente vieram a ter proteção a partir do ano de 1967, foi chamada  Lei de Proteção à Fauna. A caça ilegal é praticada em uma porcentagem altíssima principalmente no Brasil, essa pratica é realizada por inúmeros fins entre eles: o consumo de carne, alto valor comercial da pele, uso das penas, comercio ilegal onde eles são vendidos para se tornar animais de estimação como papagaio, arara, tartaruga marinha, tartaruga de água doce, curió, mico estrela entre outros, para extração de veneno entre outras funções.
https://meioambiente.culturamix.com/ecologia/fauna/caca-ilegal

Impactos Ambientais Causados Pela Atividade Pesqueira



Os impactos ambientais causados pela atividade pesqueira tomam proporções alarmantes com o passar dos anos e a falta de fiscalização. Dentre as preocupações dos biólogos e ambientalistas estão: as capturas acidentais, resíduos produzidos e liberados pelos navios, tralhas que são deixadas à deriva, destruição dos corais que são a base dos ecossistemas marinhos, extinção de espécies, entre outros. Toda essa preocupação tem um motivo muito óbvio: os oceanos são fundamentais para a manutenção da vida em todo o planeta Terra, eles armazenam recursos minerais como, por exemplo, o cloreto de sódio, mais conhecido como “sal de cozinha”, são responsáveis pela regulação do clima, fornecem alimento e oxigênio, e por sermos a espécie que mais explora e utiliza os recursos naturais, é nosso dever zelar pela sua reestruturação. Devemos cobrar das autoridades responsáveis maiores fiscalizações e leis mais severas para que possamos ter, a longo prazo, um desenvolvimento sustentável, realizando nossas atividades econômicas sem afetar a biodiversidade e o equilíbrio biológico.

https://www.bioicos.com.br/single-post/atividade-pesqueira-e-seus-impactos-no-meio-ambiente

Lixo Hospitalar



O lixo hospitalar compreende o descarte do material utilizado em estabelecimentos de saúde que atendam pessoas ou animais. Também é encontrado em laboratórios de pesquisa ou farmacologia. Dessa forma, os resíduos desses locais devem ser descartados de maneira adequada, para que não tragam nenhum risco ao meio ambiente ou à saúde da população.
www.bioblog.com.br/como-e-feito-o-descarte-do-lixo-hospitalar/

Lixos no Brasil

A produção de lixo no Brasil tem avançado em ritmo mais rápido do que a infraestrutura para lidar de maneira adequada com esse resíduo. É o que mostra uma análise do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2018/2019, lançado nesta sexta-feira, 8, pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e obtido com exclusividade pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Em 2018, o Brasil produziu, em média, 79 milhões de toneladas de lixo, uma variação de pouco menos de 1% em relação ao ano anterior. Comparado com países da América Latina, é o campeão de geração de lixo. E, conforme estimativas do relatório, a tendência de crescimento na produção de resíduos deve ser mantida nos próximos anos - o País alcançará uma geração anual de 100 milhões de toneladas por volta de 2030.
https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2019/11/epoca-negocios-producao-de-lixo-no-brasil-cresce-mais-que-capacidade-para-lidar-com-residuos.html

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Bioplásticos


bioplástico




Os bioplásticos, ou biopolímeros, não são apenas os plásticos biodegradáveis e compostáveis feitos de materiais naturais. O nome "bioplástico" também se refere a plásticos feitos a partir de fontes não renováveis, como o petróleo, mas que se biodegradam, e a plásticos produzidos com base em fontes renováveis, como as plantas, mas que não se biodegradam.

https://www.ecycle.com.br/6397-bioplastico-bioplasticos-biopolimeros

Canudo de Plástico

O canudinho de plástico representa 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente!
A produção do canudinho de plástico contribui para o consumo de petróleo, uma fonte não renovável; e seu tempo de uso é muito curto - cerca de quatro minutos. Mas o que são quatro minutos para nós equivalem a centenas de anos de poluição para o meio ambiente.
Se utilizarmos de exemplo canudos de seis milímetros de diâmetro, o volume ocupado pelo total usado pelos brasileiros em um ano equivale a um cubo de 165 metros de aresta, 50 metros mais alto que o edifício Copan, em São Paulo.

https://www.ecycle.com.br/6307-canudos-descartaveis-canudinho-de-plastico

Escova de Bambu

O objetivo principal dessa ideia é evitar o descarte de milhões de escovas de plástico que vão para aterros sanitários e demoraram cerca de 500 anos para se decompor. 
Elas são 100% biodegradáveis e não poluem o planeta, podendo até ser plantadas após seu descarte sem agredir o meio ambiente. Ah, e se jogadas fora, demoram apenas 30 anos para se decompor, tempo muito menor comparado ao do plástico. 
Mas usar o bambu para esse fim também não é uma agressão para o meio ambiente? Segundo Cláudia Christianne Gobor, cirurgiã-dentista especializada no tratamento da halitose, o bambu foi escolhido como matéria prima para essas escovas por um motivo especial. “Como o bambu tem um crescimento rápido sua utilização não é considerada desmatamento”, diz a dentista.  
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/saude-bucal/atualidades/escova-de-dente-ecologica-sim-conheca-a-escova-de-bambu,30bde53b4495798ae5ec1e817434a43cv7828nyn.html

Caça ilegal

A caça é praticada a muito tempo pelo homem e mesmo atualmente é possível encontrar povos que sobrevivem através dela. A cala ilegal é prat...